quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008

Evolução na Higiene e Segurança no Trabalho

«Até meados do século 20, as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante a produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo à morte dos trabalhadores. Para tal contribuíam dois factores, uma mentalidade em que o valor da vida humana era pouco mais que desprezível e uma total ausência por parte dos Estados de leis que protegessem o trabalhador.
Apenas a partir da década de 50 / 60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em actividades devidamente adequadas às suas capacidades.
Actualmente em Portugal existe legislação que permite uma protecção eficaz de quem integra actividades industriais, ou outras ,devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as Empresas e osTrabalhadores na salvaguarda dos aspectos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho.
Na actualidade, em que certificações de Sistemas de Garantia da Qualidade e Ambientais ganham tanta importância, as medidas relativas à Higiene e Segurança no Trabalho tardam em ser implementados pelo que o despertar de consciências é fundamental.
É precisamente este o objectivo principal deste curso, o de SENSIBILIZAR para as questões da Higiene e Segurança no Trabalho.»

Fonte aqui.


1 comentário:

Denise disse...

Tenho um blog parecido com este, é o profdenisebrito.blogspot.com ,
sou professora de segurança do trabalho no Brasil.
Abraços.